RESUMO Lavagem e remoção de manchas de tecidos sempre foi uma árdua tarefa e a busca por materiais que facilitasse este dever é de grande interesse. Há algum tempo é conhecido que alguns polímeros possuem a propriedade de retirar com mais facilidade essas manchas, porém a busca por maior eficiência de ação continua. Surge um novo polímero com essa finalidade e outros benefícios, para aplicações em detergentes lava-roupas, seguindo as necessidades do mercado. INTRODUÇÃO Polímeros orgânicos estão presentes em detergentes lava-roupas, onde as opções mais comuns de polímeros para esta aplicação incluem homo e copolímeros dos ácidos acrílico e maleico e polivinilpirrolidonas (Tabela 1). Além dos polímeros e efeitos descritos na tabela 1, há ainda uma outra classe de polímeros, os chamados soil release polymers. Tais polímeros se depositam na superfície dos tecidos, prevenindo que a sujeira penetre profundamente e tornando a remoção desta sujeira mais fácil na lavagem subseqüente. Dentre as classes de soil release polymers, podemos citar os poliacrilatos/polimetacrilatos, polioxietilenos fluorados, poliuretanos e silicones (2).
A tendência do mercado atual é de utilização de polímeros multifuncionais, não só com maior eficiência, mas auxiliando na remoção de manchas mais difíceis e menor agressividade ao meio-ambiente. Dentro destas novas opções, os poliésters têm se destacado, pois apresentam melhor perfil de biodegradabilidade e agregam múltiplos benefícios à formulação de detergentes lava-roupas. Polímeros PET-POET Os chamados polímeros PET-POET (Figura1) são poliésteres derivados dos ácidos polietileno tereftalálico (PET) e polioxietileno tereftálico (POET). Quando agregados a detergentes lava-roupas, tais polímeros atuam não só como agentes de soil release, mas também como anti-redepositantes, dispersantes além de melhorar a detergência primária.Figura 1 Efeito Soil Release Sujeiras oleosas são difíceis de remover de tecidos sintéticos, como poliésteres, e suas misturas, como poliéster/algodão. Uma vez que tais tecidos são hidrofóbicos, sua molhabilidade é baixa e sujeiras oleosas se aderem fortemente às fibras. Durante a lavagem, os polímeros PET-POET se orientam na superfície do tecido de tal maneira que os grupos aromáticos estejam ligados à fibra e a porção etoxilada, voltada para a solução. Esta porção etoxilada orientada para a solução confere ao tecido maior hidrofilidade e, consequentemente, menor afinidade com sujeiras oleosas. Este efeito é mais pronunciado em tecidos sintéticos, como poliéster, por exemplo, devido à similaridade estrutural entre o polímero e o tecido.Foram feitos testes com tecido de poliéster (PES, Trevira 200), pré-lavados com 10g/L de detergente, 60ºC, com as seguintes amostras:
Foram obtidos os seguintes dados: Gráfico 1. Leitura colorimétrica dos monitores após a ultima lavagem . Figura 2. Avaliação visual dos monitores. Detergência PrimáriaMesmo estando presentes somente no primeiro ciclo de lavagem, polímeros PET-POET, atuam como surfactantes, aumentando a molhabilidade dos tecidos hidrofóbicos e diminuindo a tensão interfacial da sujeira oleosa, reduzindo a afinidade desta com o tecido para o subseqüente roll-up da sujeira da superfície. Ecologicamente CorretoOs polímeros PET-POET são mais facilmente biodegradáveis devido à natureza da ligação ester. Além disso, apresentam baixa recomendação de dosagem (0.5 a 1% em ativo) e devido à sua multifuncionalidade, permitem redução de componentes da formulação. ConclusãoOs polímeros PET-POET, comercializados pela Clariant sob a marca TexCare® SRN, são uma excelente opção, tanto para detergentes líquidos como para deterdentes em pó, uma vez que são utilizados em baixas dosagens e agregam mais de um benefício à formulação. Além disso, são ideais para produtos ecologicamente corretos, uma necessidade crescente do mercado atual.
|
Adsense 1
quarta-feira, 8 de junho de 2011
POLÍMEROS MULTIFUNCIONAIS PARA LAVAGENS DE ROUPAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário