Adsense 1

quarta-feira, 8 de junho de 2011

POLÍMEROS MULTIFUNCIONAIS PARA LAVAGENS DE ROUPAS


RESUMO
Lavagem e remoção de manchas de tecidos sempre foi uma árdua tarefa e a busca por materiais que facilitasse este dever é de grande interesse. Há algum tempo é conhecido que alguns polímeros possuem a propriedade de retirar com mais facilidade essas manchas, porém a busca por maior eficiência de ação continua. Surge um novo polímero com essa finalidade e outros benefícios, para aplicações em detergentes lava-roupas, seguindo as necessidades do mercado.
INTRODUÇÃO
Polímeros orgânicos estão presentes em detergentes lava-roupas, onde as opções mais comuns de polímeros para esta aplicação incluem homo e copolímeros dos ácidos acrílico e maleico e polivinilpirrolidonas (Tabela 1). Além dos polímeros e efeitos descritos na tabela 1, há ainda uma outra classe de polímeros, os chamados soil release polymers. Tais polímeros se depositam na superfície dos tecidos, prevenindo que a sujeira penetre profundamente e tornando a remoção desta sujeira mais fácil na lavagem subseqüente. Dentre as classes de soil release polymers, podemos citar os poliacrilatos/polimetacrilatos, polioxietilenos fluorados, poliuretanos e silicones (2).


Tabela 1: Polímeros comumente utilizados em detergentes em pó e seus efeitos (1)
PolímeroEfeito
Copolímero de ácido acrílico e maleico (alto peso molecular)Anti-incrustante, redução da viscosidade do slurry, anti-redepositante
Copolímero de ácido acrílico e maleico (baixo peso molecular)Redução da viscosidade do slurry, agente dispersante
Polímero de ácido acrílico de alto peso molecularDispersante
Polímeros de ácido acrílico de baixo peso molecularAnti-redepositante e dispersante
PolivinilpirrolidonaInibidor de transferência de cor


A tendência do mercado atual é de utilização de polímeros multifuncionais, não só com maior eficiência, mas auxiliando na remoção de manchas mais difíceis e menor agressividade ao meio-ambiente. Dentro destas novas opções, os poliésters têm se destacado, pois apresentam melhor perfil de biodegradabilidade e agregam múltiplos benefícios à formulação de detergentes lava-roupas.
Polímeros PET-POET
Os chamados polímeros PET-POET (Figura1) são poliésteres derivados dos ácidos polietileno tereftalálico (PET) e polioxietileno tereftálico (POET). Quando agregados a detergentes lava-roupas, tais polímeros atuam não só como agentes de soil release, mas também como anti-redepositantes, dispersantes além de melhorar a detergência primária.

Figura 1
Efeito Soil Release
Sujeiras oleosas são difíceis de remover de tecidos sintéticos, como poliésteres, e suas misturas, como poliéster/algodão. Uma vez que tais tecidos são hidrofóbicos, sua molhabilidade é baixa e sujeiras oleosas se aderem fortemente às fibras. Durante a lavagem, os polímeros PET-POET se orientam na superfície do tecido de tal maneira que os grupos aromáticos estejam ligados à fibra e a porção etoxilada, voltada para a solução. Esta porção etoxilada orientada para a solução confere ao tecido maior hidrofilidade e, consequentemente, menor afinidade com sujeiras oleosas. Este efeito é mais pronunciado em tecidos sintéticos, como poliéster, por exemplo, devido à similaridade estrutural entre o polímero e o tecido.
Foram feitos testes com tecido de poliéster (PES, Trevira 200), pré-lavados com 10g/L de detergente, 60ºC, com as seguintes amostras:
  • Produto de mercado Premium;
  • Detergente lava-roupas de referência (EA4331);
  • Detergente lava-roupas de referência (EA4331) com 1% TexCare SRN 100;
Após a pré-lavagem, os tecidos foram impregnados com 25μL/monitor de sujidade borra de óleo de motor e novamente lavados com 10g/L dos respectivos detergentes. Após o teste, os monitores (tecidos) são lidos em espectrofotômetro com resposta de refletância.
Foram obtidos os seguintes dados:

Gráfico 1. Leitura colorimétrica dos monitores após a ultima lavagem .

Figura 2. Avaliação visual dos monitores.
Anti-Redeposição , Manutenção de Branco e Efeito DispersanteAlém de atuarem como soil release polymers, os polímeros PET-POET evitam a redeposição da sujeira que já foi removida, reduzindo o escurecimento de tecidos brancos após lavagens consecutivas. Este efeito é atribuído à alta capacidade dispersante de tais polímeros que interagem tanto com o tecido como com a sujeira presente no banho de lavagem, mantendo-a em suspensão.
Detergência PrimáriaMesmo estando presentes somente no primeiro ciclo de lavagem, polímeros PET-POET, atuam como surfactantes, aumentando a molhabilidade dos tecidos hidrofóbicos e diminuindo a tensão interfacial da sujeira oleosa, reduzindo a afinidade desta com o tecido para o subseqüente roll-up da sujeira da superfície.
Ecologicamente CorretoOs polímeros PET-POET são mais facilmente biodegradáveis devido à natureza da ligação ester. Além disso, apresentam baixa recomendação de dosagem (0.5 a 1% em ativo) e devido à sua multifuncionalidade, permitem redução de componentes da formulação.
ConclusãoOs polímeros PET-POET, comercializados pela Clariant sob a marca TexCare® SRN, são uma excelente opção, tanto para detergentes líquidos como para deterdentes em pó, uma vez que são utilizados em baixas dosagens e agregam mais de um benefício à formulação. Além disso, são ideais para produtos ecologicamente corretos, uma necessidade crescente do mercado atual.
 Referências bibliograficas

  1. Bertleff, W., Neumann, P., Baur, R., Kiessling, D., JSD, Vol.1, n.3, July 1998
  2. Jr O?Lenick, A.J., JSD, Vol. 2, n.4, October 1999                                              Fonte: FREEDON

Nenhum comentário:

Postar um comentário