Adsense 1

quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMO O SABÃO LIMPA?

Como já vimos a estrutura da molécula do sabão, sabemos que suas características são polares e apolares simultaneamente. A limpeza nada mais é que um processo de dissolução onde um solvente diluirá o soluto que no caso será a sujidade. A água é o solvente mais comum, é ela quem dissolve e arrasta a sujidade. Outro fator importante é a redução da tensão superficial da água. Tensão superficial é a ligação das moléculas, onde uma se liga a outra uma as outras o que dá resistência a superfície da água. Como exemplo disso podemos observar os insetos andando sobre a água e não afundam isso só é possível pela tensão superficial. Essa resistência atrapalha no processo de limpeza, impedindo que a água não penetre na sujidade e a dilua.  

Veja o vídeo sobre tensão superficial a baixo.















Esta imagem ilustra a interação da molécula do sabão com a água e com óleo.
Observando o Vídeo vamos aplicar isso na limpeza. O sabão ao cair na água interage com a água e a outra parte da molécula, interagir com a sujidade apolar. Suponhamos que seja óleo ou gordura. Várias moléculas irão fazer o mesmo, interagindo com a água e com a sujeira, formando o que chamamos de micelas. Ao mesmo tempo que há forças de interação com a água, as partes da molécula, que são semelhantes ( polar) ao se aproximarem umas das outras formando micélas, irão, se repelir,  devido a suas cargas semelhantes. Isto é muito citado popularmente que seria: os opostos se atraem e os idênticos se repelem. Esta força que repele fará com que a molécula emusione a sujidade que em linguagem comum é tornar a gordura solúvel em água. 

Observe nesta ilustração onde a sujidade vai se emulsionando ou se dissolvendo na água. E vão se repelindo, formando partículas cada vez menores até ocorrer a dissolução total do óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário